quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O poder da Intercessão

"E disseram a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre das mãos dos filisteus." (ISamuel 7:8)

Muitas vezes temos a impressão que a oração de uma única pessoa não fará diferença, ou até mesmo tentamos menosprezar o peso que nossa própria oração tem em favor da nossa família, dos nossos amigos, diantes das circunstâncias, etc.

Quem nunca enfrentou uma situação tão difícil que achou que a oração não seria suficiente para resolver aquele problema? As vezes temos a sensação de que apenas orar é algo cômodo demais e queremos agir com nossas próprias forças, resolvendo do nosso jeito, e quantas vezes temos que voltarmos para o Senhor, suplicando por sua misericórdia, pois o nosso jeitinho apenas piorou o problema.

A Bíblia nos mostra em várias passagens, que a nossa oração, feita no nome poderoso de Jesus Cristo, pode transpor qualquer barreira e mudar qualquer circunstância, pois como diria o autor, "a oração move a mão de Deus", é claro que é a oração feita segundo a direção do Espírito Santo.

Gostaria de ressaltar a passagem do texto base desta devocional, o povo de Israel já havia sofrido uma derrota por parte dos Israelitas, derrota esta que causou uma perda terrível para os israelenses, a Arca do Senhor, objeto que representava a poderosa presença de Deus fora roubada, os filhos dos sacerdote Eli, morreram em combate e logo assim que soube da notícia o velho sacerdote, já com 98 anos também morreu.

A mão do Senhor pesou sobre os filisteus e estes foram obrigados a devolver a arca do Senhor, para serem curados dos tumores que lhes sobrevieram. Agora imaginem como eles devem ter ficado contentes, pois devolver a Arca era reconhecer que o Deus de Israel era mais podero do que o deus dos filisteus, que era o deus Dagom. Com certeza eles desejavam vingança.

O povo de Israel havia se corrompido com outros deuses, Samuel conclama o povo ao arrependimento, o povo então segue o conselho de Samuel e se local diante do Senhor, para que Deus os perdoasse.

No meio da reunião do povo israelita, no meio da sua consagração e reconciliação com o Senhor, eis que aparece o inimigo, o povo filisteu, e todo Israel teme diante da batalha, e pedem para que Samuel não parasse de interceder por eles. Eis aqui o nosso ponto...

Diante do inimigo, todo um povo estremece, porém existia ali um homem disposto a lutar de joelhos em favor dos judeus. E a oração de um único homem foi suficiente para atingir o coração de Deus e fazer com que a mão do Senhor se voltasse em favor de Seu povo.

Quantas lutas temos que enfrentrar sozinhos, muitas vezes olhamos em nossa volta e não conseguimos encontrar nem ao menos uma pessoa que possa interceder por nós ou pela circunstância que estamos enfrentando.

Ou ainda, quantas pessoas, assim como o povo judeu, nos procuram para que possamos interceder por batalhas terríveis, então nos sentimos tão pequenos, tão fracos, tão impotentes diante dos inimigos à frente.

O inimigo deseja que pensemos que nossa oração não será ouvida pelo Senhor, ou ainda que ela é insuficiente para que Deus aja em nosso favor. Mas gostaria de frizar que o nosso Deus não precisa de grandes coisas para agir, ou ainda de muitas pessoas, basta nos lembrarmos da vitória do exército de Gideão, ou ainda das palavras de Jesus que nos diz que onde estiverem 2 ou 3 reunidos em nome dEle, ali Ele estará, ou ainda a orientação sobre a oração, para entrarmos sozinhos em nosso quarto, e orarmos ali em secreto, pois Deus que vê em secreto, publicamente nos recompensará.

Satanás quer plantar mentiras em nossa mente, pois sabe muito bem, o poder que há nos joelhos que se dobram diante do Senhor.

Os filhos de Deus lutam de joelhos, muitas vezes com joelhos solitários, mas nunca sem serem ouvidos, pois Deus nos garante: E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás (Salmos 50:15). É promessa do Senhor, creia pois você é herdeiro desta promessa.

Se hoje você se encontra nesta situação, tem olhado para os lados e não tem encontrado socorro, mude a direção do seu olhar, olhe para cima, olhe para o Senhor. Clame a Ele, pois Ele te ouvirá e se levantará em seu favor.

Samuel, clamou sozinho por todo um povo, um povo que havia se arrependido de seus pecados e haviam se voltado para o único Deus, o fato de Samuel estar sozinho em intercessão, não impediu o agir poderoso do Senhor. Se você está sozinho lutando por algo em sua vida, creia que assim como o Senhor ouviu e atendeu a oração de Samuel, assim também será em sua vida.

Aleluias.

Louvado Seja o Senhor

Com amor em Cristo

Lisiani Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário