terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rute: Uma decisão, um novo destino!

Devido a uma grande fome que se abateu sobre Israel, Elimeleque, sua mulher e filhos foram morar na terra de Moabe, lá seus filhos tomaram para si mulheres moabitas para serem suas esposas, a saber Orfa e Rute. Tanto Elimieleque e seus filhos morreram, Noemi viúva de Elimeleque, soube que a fome em sua terra já havia cessado e decidiu então voltar para lá. Aqui começa então a história de Rute, sua nora.

Ao decidir voltar para sua terra natal, para o meio do seu povo, Noemi foi acompanhada por suas duas noras, Orfa e Rute, porém Noemi sabia que não poderia garantir o futuro daquelas duas jovens e instruiu-as a voltar para a casa de seus pais, após muito insistência por porte de Noemi, Orfa decidi então voltar, porém Rute estava decidida, iria com Noemi para onde ela fosse, e faz então sua decisão de vida e a declaração que mudaria seu futuro, mas principalmente mudaria seu destino eterno.

Em sua declaração, Rute demonstra um coração convicto e decidido ao Senhor, ela diz: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

Eis uma das declarações de decisão mais da bonitas da Bíblia, Rute decidiu que serviria ao Deus Todo-Poderoso, aquele a Quem sua sogra Noemi seguia, embora não existe nenhuma evidencia de que seu futuro estaria garantido em uma terra estrangeira, Rute optou por confiar no Deus de Noemi, cuja fé deve ter sido-lhe transmitida durante os anos de convivência.

A vistas dos homens, o futuro de Rute estava condenado a ser um dos piores possíveis, moabita e viúva em terra estrangeira, uma jovem viúva jogada a própria sorte. O povo de Israel havia recebido uma instrução da parte do Senhor de não se casarem com filhas dos povos estrangeiros, então dificilmente algum israelita iria dispor-se a casar com ela, certamente ela viveria em pobreza, colhendo as sobras das colheitas, correndo o risco de ser molestada pelos trabalhados, e discriminada pelas outra mulheres.

Porém quando se faz uma decisão ao lado de Deus, Ele se encarrega de cuidar da cada detalhe da nossa vida e de garantir o nosso futuro (Sl 16:5); Ao sair para colher sobras das espigas que os trabalhadores da colheita deixam cair no chão, sem saber quem era o dono das terras, Rute entra na plantação de Boaz, parente próximo de Elimeleque, seu sogro já falecido, então Boaz a observa, e recebe informações sobre a bondade que Rute demonstrou para com sua sogra, e age da mesma maneira para com Rute.

Ao contar a sua sogra onde havia colhido a cevada, Noemi agradece a Deus, por ser fiel em suas vidas, e não as terem desamparado, pois por ser um parente próximo de Elimeleque, Boaz poderia ser o "resgatador" de ambas, conforme o costume da época.

O destino de Rute, começa a ser mudado, Noemi lhe dá um conselho de deitar-se aos pés de Boaz, demonstrando assim que desejava que o mesmo a resgatasse, o ato de deitar-se aos pés do resgatador, também era comum na época, não sendo considerado um ato leviano, mas sim uma aprovação e desejo por parte da viúva a ser resgatada de que aprovava o resgate.

Boaz apreciou a atitude de Rute, e então move-se para que o resgate pudesse ser realizado, fazendo um acordo com o único parente mais próximo do que ele, cujo direito possuía de resgatar a viúva antes de Boaz.

Enfim, Rute e Boaz se casam e Deus lhes concede um filho chamado Obede. A decisão de Rute a tornará bisavó de Davi, constando assim na genealogia do Mestre, do nosso SALVADOR, Jesus Cristo!

Ao ler este romance de Rute, podemos tirar lições valiosas para nossas vidas:

1. Deus não quer um povo exclusivista, o amor do Senhor está ao alcance de todos, mesmo sendo Moabita, Rute pode decidir por servir a Deus e ter toda a sua vida mudada e o privilégio de ser uma das ascendentes de Jesus Cristo; Isso nos ensina que Deus quer alcançar todos os povos, línguas e nações, sem exceção e para isso quer utilizar nossas vidas, assim como utilizou a vida de Noemi para alcançar Rute, o SENHOR, quer nos usar para alcançar a vida dos nossos parentes, vizinhos, amigos e até mesmo desconhecidos;

2.A fé não está baseada naquilo que podemos ver, Rute não via para si um futuro próspero, ao contrário todas as previsões possíveis era de que padeceria e sofreria necessidades, porém ela não temeu, confiou no Deus de Noemi e assim como Ele tinha realizado grandes maravilhas para o povo de Israel, ela cria que também faria por ela e Noemi; Mesmo quando não pudermos enxergar o que nos espera na próxima página da nossa vida, precisamos crer e confiar que o SENHOR, o Amado das nossas almas, tem o melhor reservado para nossas vidas e que no momento certo se levantará em nosso favor (Jó 8:6); Por isso não podemos olhar para as circunstâncias, mas sim para o Senhor, que é galardoador daqueles que O buscam (Hb 11:6);

3.Rute foi obediente e fiel aos conselhos de Noemi. Por ser estrangeira, Rute não estava acostumada com os costumes, leis e tradições que pertenciam a nação israelense, poderia ter estranho e até mesmo se recusado a deitar-se aos pés de Boaz, porém para ela Noemi representava autoridade sobre sua vida, então sua decisão foi de obedecer-lhe; Também devemos ser obedientes primeiramente à Palavra de Deus e também as autoridades que Ele constituiu sobre nossas vidas, tais como pais, pastores, líderes pois eles cuidam de nossas vidas, como quem darão conta a Deus por nossas almas;

4.A importância da decisão, Rute recebeu as bênçãos do Senhor por decidir entregar sua vida à Ele; Somente poderemos ter em nossas vidas tudo aquilo que a Bíblia nos promete, se de fato entregarmos o controle das nossas vidas nas mãos do Senhor, façamos isso, levando à Ele toda a nossa ansiedade, com a certeza de que Ele tem cuidado de nós (IPe 5:7)

Que façamos nossas decisões ao lado do Senhor e assim teremos sua bênção sobre as nossas vidas e das nossas famílias.

Beijos

Lisiani Freitas

5 comentários:

  1. belo blog
    que o SENHOR lhe abençoe muito
    abraço
    http://ahoraechegada.blogspot.com
    jackson

    ResponderExcluir
  2. Olá! Passei aqui pra conhecer o seu blog e me deparei com esse lindo post sobre Rute, essa é uma das minhas personagens favoritas da Biblia, sou completamente apaixonada pela história dela.

    Vou te seguir e te indicar lá no meu blog, se desejar conhece-lo agradeço!
    http://tudoentregarei.blogspot.com/

    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. olá, você tem algum material sobre as mulheres levitas, as filhas dos sacerdotes ou dos levitas que nasciam em Israel?

    ResponderExcluir
  4. uma das mais lindas historias da bíblia, exemplo de fé, coragem e confiança

    ResponderExcluir
  5. Ual! Muito top, através desse texto Deus falou muito comigo. 🙏 Obrigada

    ResponderExcluir