segunda-feira, 9 de abril de 2012

Características de “UMA MULHER VIRTUOSA”

Características de “UMA MULHER VIRTUOSA”


A mulher virtuosa é aquela que busca a Deus em todo o tempo,
para assim cumprir a missão que Deus à ela confiou.




Texto Base: Provérbios 31: 10-31
Entendendo o que é SER VIRTUOSA: “aquela que têm virtudes”.Virtudes significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de “esposa exemplar”, e no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.
A primeira observação que podemos fazer aqui é o adjetivo PERFEITA não aparece em nenhum dos significados para a palavra virtuosa. Sempre ao ler este texto, temos a imagem de uma mulher perfeita, porém não é isto que o texto nos fala, mas sim de que é uma GUERREIRA VALENTE que luta com todas as suas forças para fazer que o seu lar seja de fato uma bênção.
Passemos então as Características desta Mulher Virtuosa:
1ª – Ela é confiável - Seu marido tem plena confiança nela (v.11a) – Digna de Confiança, quer seja para compartilhar um assunto ou uma situação delicada que esteja enfrentando, ou em relação a fidelidade conjugal ou ainda em relação as finanças da casa.
2ª – Ela honra o seu marido, fazendo-lhe somente o bem todos os dias da sua vida (v.12) – É interessante notar que o versículo não diz que ela faz bem ao seu marido apenas quando ela acha que ele é merecedor, ou quando ele é amável com ela, ou quando é um marido exemplar. O texto diz que ela faz bem ao seu marido todos os dias da sua vida, isto inclui os dias bons e os dias maus, na fartura ou escassez, etc.
3ª – Ela tem prazer em cuidar da sua casa e família – (v. 13, 14 e 15) – O trabalho da mulher virtuosa de provérbios é muitas vezes diferente do trabalho da mulher moderna do século XXI, porém o sentido aqui é o mesmo, a mulher VIRTUOSA tem como característica o prazer em cuidar da sua casa e da sua família, ainda que muitas vezes não seja ela que realiza o trabalho com as próprias mãos, porém toda a preocupação em gerar bem estar para os membros de sua família está sempre presente na vida desta mulher. Se não trabalha fora se alegra pelo fato de manter dedicação exclusiva ao seu lar e não considera isto como humilhante, sem valor ou um grande fardo.
4ª – Está inteirada dos negócios da família – (V.16) – A mulher virtuosa não é uma mulher alheia a vida financeira do lar, ela está sempre inteirada de todos os assuntos e ajuda na tomada de decisão quanto aos investimentos que a família irá fazer. É participativa sem tirar a autoridade que pertence ao seu marido, e após as conquistas obtidas ela desfruta e usufrui do bem conquistado sempre com o objetivo de tornar sua família mais próspera e abençoada.
5ª – É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e vontade – (v. 17, 18 e 19) – A versão Almeida revista e atualizada diz: Cinge os lombos de força, na vida desta mulher não há espaço para desânimo, preguiça ou abatimento. Ela sabe que sua família (marido e filhos) depende dela por isso seus lombos são cingidos com força, garra, entusiasmo e dedicação. Muitas vezes para atender a necessidade do seu lar, trabalha de maneira incansável até tarde da noite. 
6ª – É solidária – (v. 20) – Auxilia o necessitado, dando exemplo e ensinamento aos seus filhos quanto a necessidade de socorrer ao menos favorecido. Ela sabe que aquilo que o Senhor tem dado à sua família deve ser compartilhado com aquele que está enfrentando um período de dificuldade. Vale lembrar que uma mulher virtuosa também tem discernimento quanto aquele a quem vai ajudar para que não incentive o comodismo de outras pessoas.
7ª – É prevenida – (v. 21 e 22) – Quando o inverno chega a sua casa, quer seja o inverno literal (estação do ano) ou o inverno por alguma dificuldade, ela pode contar com as reservas que fez durante o verão.
8ª – É forte e digna (v.25) – Significado de digna (decente, solene, conveniente, correta, decorosa, respeitável) 
9ª – É confiante (v.25b) – Sabe em quem confiar e aplica em sua vida as instruções de Paulo aos Filipenses 4:6
10ª – É sábia e boa conselheira (v.26) – Busca a sabedoria em Deus para que saiba pronunciar conselhos que edifiquem a vida do seu lar (Tiago 1:5)
11ª – Não é preguiçosa (v.27) - Ela sabe a importância do seu trabalho e também reconhece o quanto todos nós somos facilmente levados pela preguiça, por isso ela está sempre vigilante não dando lugar à preguiça e ociosidade;

12 ª – É temente a Deus – a maior, principal e mais importante característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor, e isto está acompanhado de promessas como vemos abaixo:
  • Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! Salmos 128:4
  • Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!  Salmos 128:1
  •  Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. Provérbios 14:26
  •  O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Provérbios 19:23
  •  Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? ", pergunta o Senhor. "A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra. Isaías 66:2
  
Recompensa por ser uma mulher virtuosa: É o orgulho dos seus filhos; É a coroa do marido; É louvada por todos e reconhecida e elogiada diante de todos. (v. 23, 28, 29, 30 e 31)
Que sejamos mulheres virtuosas em nossos lares, nunca é tarde para começar!
Com carinho,
Lisiani Freitas

38 comentários:

  1. Esta matéria me ajudou muito, pois estou começando a caminhar com Cristo, e vou me casar daqui á 10 dias, porem ja tenho uma filha, e eu meu marido estamos oficializando nossa união, equero muito ser uma virtuosa, eu sei que não é facil, mas vou psdir sempre força a Deus pra ser essa serva perfeita aos olhos do Pai.
    Obrigada e que Deus te de sempre sabedoria pra abençoar outras vidas, assim como vc abençoou a minha.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , me ensinou . Como é difícil ver uma mulher virtuosa hoje em dia né ? Não é que é difícil mais a "vulgaridade' já está em todo lugar, aprendi que tenho que ser uma pessoa mais confiante , dedicada, ouvir mais meu namorado.
    Não querer todo tempo tomar atitude sem consulta-lo . Ainda não sou casada mas quando eu casar quero ser assim virtuosa e muito temente a Deus.
    Ou melhor quero ser assim a partir de hoje.
    esse mundo é muita ilusão , muitas pessoas tentam nos colocar para baixo , tentando nos fazer se sentir inferiores a elas , mas devemos todos os dias olhar no espelho e dizer.
    - eu sou linda, Jesus me ama assim como eu sou.
    Deus te abençoe Lisiane Freitas e que você sege sempre assim , temente a voz de Deus e virtuosa!!! ^~~^
    beijonhos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. . Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. palavras sabias que me ajudará muito na minha vida e na primeira palestra que vou ministrar...Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que boa está palavra. Agora e a minha vez to como a colega aí acima vou me casar aceitei Jesus e desejo agrada lo. ..

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas sábias palavras! Que todas as mulheres manifestem essas características! Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Ser virtuosa com essas características é ser verdadeiramente: Mulher...sempre definida com muitos significados mas aquela que é mulher virtuosa é aquela que ouve a voz de Deus em tudo o que vai fazer...a virtude vem Dele!!!

    ResponderExcluir
  8. Ser virtuosa com essas características é ser verdadeiramente: Mulher...sempre definida com muitos significados mas aquela que é mulher virtuosa é aquela que ouve a voz de Deus em tudo o que vai fazer...a virtude vem Dele!!!

    ResponderExcluir
  9. Encotrei nessa palavra td que eu nessecitava houvir

    ResponderExcluir
  10. Palavras abençoadas enriquece o nosso espirito.

    ResponderExcluir
  11. Palavras abençoadas enriquece o nosso espirito.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto explicações claras estava precisando muito ouvir tudo isso. Estou buscando ser assim uma mulher virtuosa para o meu prometido!
    Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto explicações claras estava precisando muito ouvir tudo isso. Estou buscando ser assim uma mulher virtuosa para o meu prometido!
    Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto explicações claras estava precisando muito ouvir tudo isso. Estou buscando ser assim uma mulher virtuosa para o meu prometido!
    Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  15. Um certo dia ouvi de um médico quê eu era uma mulher virtuosa, confesso quê fiquei feliz, porém, não sabia o significado, em pesquisa encontrei essas belas traduções...fiquei maravilhada, me identifiquei pois realmente tudo o quê faço em minha vida primeiramente penso se é do agrado de Deus...mas vou confessar é muito difícil praticar td isso na sociedade...o mundo da ganância e do poder dificulta bastante...mas nasci virtuosa sem saber...obrigada meu Deus por este dom...Obrigada por todo esclarecimento da sua matéria...bjs no coração

    ResponderExcluir
  16. Um certo dia ouvi de um médico quê eu era uma mulher virtuosa, confesso quê fiquei feliz, porém, não sabia o significado, em pesquisa encontrei essas belas traduções...fiquei maravilhada, me identifiquei pois realmente tudo o quê faço em minha vida primeiramente penso se é do agrado de Deus...mas vou confessar é muito difícil praticar td isso na sociedade...o mundo da ganância e do poder dificulta bastante...mas nasci virtuosa sem saber...obrigada meu Deus por este dom...Obrigada por todo esclarecimento da sua matéria...bjs no coração

    ResponderExcluir
  17. Amém essa passagem da bíblia fica muito fácil pra gente que somos mulher e também como anda de acordo com a palavra do Senhor e como agir no nosso lar

    ResponderExcluir
  18. Amém essa passagem da bíblia fica muito fácil pra gente que somos mulher e também como anda de acordo com a palavra do Senhor e como agir no nosso lar

    ResponderExcluir
  19. muito otima esta materia como ministro traz clareza para ministrar este tema,louvo a Deus por pessoas dedicadas e sabias que pensam com suas atitudes em ajudar o proximo, DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  20. vou dar minha primeira palestra e mim ajudou muito esse tema

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo. Pura verdade!
    Toda a mulher tem poder e virtude, cabe a cada uma delas desenvolver.

    ResponderExcluir
  22. Ola, amei essa matéria, a mesma edificou bastante a minha vida,

    ResponderExcluir
  23. Ótimo artigo! Tem tudo a ver com o Blog.

    Na linha desse artigo, vale muito a pena conferir o infográfico "10 características da Mulher Virtuosa"

    http://vamosprosperar.com/caracteristicas-da-mulher-virtuosa/

    Esse infográfico é complementar ao que foi escrito aqui.

    No mais, parabéns pelo artigo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  24. Excelente!!! Deus faca em mim uma mulher virtuosa. Que eu seja obediente a ti!

    ResponderExcluir
  25. ME ENCONTREI SOU ESSA MULHER VIRTUOSA

    ResponderExcluir
  26. Texto excelente! Não é fácil, mas com a graça de Deus podemos buscar seguir esse modelo da mulher virtuosa de Provérbios.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, incrível aprendi muito com este estudo 🙌

    ResponderExcluir
  28. Eu estava dormindo, e ouvi uma voz dizendo proverbio 31ver10, eu não sabia o que era,quando eu abri a Biblia e li o verciculo fiquei feliz e fui pesquisa,fique mais feliz ainda quando eu descobri o que Deus quiz me dizer, que eu sou uma mulher Virtuosa! gloria a Deus🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir